Projetos

Projeto Energia do Bem

O proCeleficiência (Programa Celesc de Eficiência Energética) começou a ser desenvolvido no Imperial Hospital de Caridade (IHC) em março de 2011, por meio do Projeto Energia do Bem.

 O projeto visa substituir equipamentos elétricos obsoletos por outros novos, sem custo para os hospitais, melhorando a qualidade do atendimento e gerando economia na fatura de energia elétrica.

Objetivos do Projeto:

o   Redução do consumo de energia elétrica;

o   Apoio e fortalecimento das campanhas internas de combate ao desperdício;

o   Aumento da satisfação com o ambiente de trabalho (de modo a contribuir para melhoria dos serviços prestados à sociedade);

o   Difusão dos conceitos de desenvolvimento sustentável e conservação de energia, do meio ambiente e dos recursos naturais.

A ação realizada no IHC é referência para instituições hospitalares de todo o Brasil e é considerada um case de sucesso pela Celesc. O proCeleficiência e o Projeto Energia do Bem seguem a regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do PIMVP (Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance).

Indicadores 

Mesmo antes da implantação do Projeto Energia do Bem, o IHC já aplicava práticas que visavam a redução do consumo de energia. Em 2001, o engenheiro ambiental Ingo Jordan iniciou o trabalho de análise da matriz energética do hospital. Três anos depois, em 2004, houve a instituição da CICE (Comissão Interna de Conservação de Energia), que sob a presidência de Rita Peruchi passou a promover diversas ações que contribuíram para o processo crescente de economia de eletricidade no hospital.

Resultados 

Em 2001, o IHC contava com 567 funcionários, cujos serviços consumiam 6.587 quilowatts por dia.

Segundo cálculos realizados na época, 10 anos depois, em 2011, o hospital e seus 931 colaboradores deveriam ter consumido cerca de 10.803  quilowatts por dia. No entanto, graças às iniciativas de economia de energia, o consumo por dia foi de 7.190 quilowatts, o que representa uma redução relativa de 33% do previsto.

Os números mostram que apesar da ampliação dos serviços o consumo de energia elétrica no IHC aumentou apenas 9% (603 quilowatts por dia).

Biblioterapia

A Biblioterapia promove a leitura para efeitos terapêuticos, contribuindo para o fortalecimento da cultura do atendimento humanizado.

Graças à iniciativa da assessora especial do Imperial Hospital de Caridade (IHC), Rita Peruchi, e da bibliotecária Maria de Fátima Morelli Misturini, desde 2009 uma biblioteca ambulante percorre as alas do IHC, possibilitando aos pacientes e acompanhantes a locação de livros durante a internação.

Entre os objetivos do projeto estão o estímulo da autoestima dos pacientes e seus respectivos acompanhantes, que encontram nos livros um alento para superar o medo, a angústia, a tristeza e a ansiedade que geralmente acompanham a doença.

O IHC foi o primeiro hospital de Santa Catarina a implementar a Biblioterapia. A Fundação Senhor dos Passos é a realizadora do projeto, que conta com o apoio do Imperial Hospital de Caridade, do Ministério da Cultura e patrocínio da Tractebel Energia. O projeto de Biblioterapia foi viabilizado com recursos da Lei Rouanet de incentivo à Cultura.

Como funciona

Uma estante com rodinhas percorre todas as alas de internação, possibilitando a leitura de livros durante o período em que os pacientes estiverem internados.

O acervo é composto por livros didáticos, históricos, romances, revistas, jornais, entre outros. O IHC também conta com uma biblioteca, na qual pacientes internados, acompanhantes e funcionários do hospital têm acesso a um acervo diversificado, que vai de livros a vídeos, CDs e DVDs.

Mais informações sobre a Biblioterapia podem ser obtidas pelo telefone (48) 3221-7598.

Doação de Sangue

O Imperial Hospital de Caridade é parceiro do HEMOSC e incentiva a doação de sangue.

Para ser um doador é necessário ter peso superior a 50 kg, ter idade entre 18 e 60 anos, ser saudável e apresentar documento de identificação no ato da coleta. Não podem doar pessoas que tiveram hepatite B ou C, doença de Chagas, malária, sífilis ou tem comportamento de risco para AIDS.

Em Florianópolis a coleta é realizada na sede do HEMOSC, na Av. Othon Gama D’Eça, nº 156, no Centro.

 

Para mais informações sobre doação de sangue, entre em contato com o Serviço Social do Imperial Hospital de Caridade pelo telefone (48) 3221-7559.

PROADI-SUS 

O Imperial Hospital de Caridade participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Trata-se de um projeto concedido aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.

O projeto, intitulado de “MELHORANDO A SEGURANÇA DO PACIENTE EM LARGA ESCALA NO BRASIL”, é uma parceria com alguns dos grandes hospitais do país.

Nós, do IHC, somos acompanhados pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS).

Temos como missão, num prazo de três anos, reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência nas UTI’s.

Baseado na teoria “todos ensinam e todos aprendem”, a metodologia de trabalho utiliza estruturação para todas as linhas entendidas como pilares para a melhoria dos processos. As linhas definidas como prioritárias são:

  • prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica;
  • prevenção de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter venoso central;
  • prevenção de infecção do trato urinário associada a sondagem vesical de demora.

Em outubro de 2019, o projeto completou 21 meses e já conquistou 100% de redução de infecções do trato urinário relacionadas a sondagem vesical de demora e 42% de redução de infecções de corrente sanguínea relacionadas a cateter venoso central.

Todo esse trabalho tem como objetivo fazer do Imperial Hospital de Caridade um ambiente de trabalho melhor, garantindo a segurança do paciente.

Prêmios e Certificações

O Hospital de Caridade trabalha com foco na segurança do paciente. Esse reconhecimento se traduz em prêmios e certificações.

As informações em nosso site têm caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. | Termos de Uso | Política de Privacidade
© 2019 - Todos os direitos reservados ao Imperial Hospital de Caridade | Desenvolvido por Santé Consulting. | Última atualização do site: 09/03/2020